Acervo

  • O que se sabe quando se sabe uma língua?

    Thiago Nascimento de Melo (PPGLIN/UFRJ) (Publicado em 12/12/2022) Resumo: Você sabe muito mais sobre português do que pensa! Neste texto, discuto os conhecimentos que uma pessoa tem de sua língua, mostrando como dominamos um…

  • A selva dos tempos verbais

    Alessandro Boechat de Medeiros (FL/UFRJ) Resumo: Este texto faz uma apresentação resumida das investigações sobre os tempos verbais em várias línguas, procurando detalhar as interpretações que os tempos verbais podem carregar fazendo uso de…

  • Xiboletes no (e do) português

    Resumo: este texto trata de características de pronúncia que podem estar associadas a (supostas) informações sobre os falantes que as usam. Como falantes de uma língua, sempre fazemos inferências e julgamentos, positivos ou negativos,…

  • Focalizando e Topicalizando na língua Karajá: brincando epilinguisticamente

    Resumo: Neste pequeno artigo, propomos uma atividade de reflexão epilinguística microestrutural como ponto de partida para considerações metalinguísticas macroestruturais, utilizando dados sobre construções declarativas, de foco e de tópico na língua Karajá. Os dados…

  • Línguas ameaçadas: diversidade linguística em perigo

    Gean Damulakis (DLF/FL/UFRJ) (Publicado originalmente em 03/11/2021) Resumo: O Brasil tem um alto número de línguas ameaçadas de extinção. Nesse texto, fazemos a comparação desse número com os números de línguas na mesma situação…

  • Esse bem podia ser um texto legal sobre Linguística

    Clara Sousa da Silva (Graduação – Faculdade de Letras/UFRJ) Orientador: Diogo Pinheiro (Publicado originalmente em 21/12/2020) Resumo: Durante a Iniciação Científica, fizemos um estudo sobre o item “bem” em um uso específico, pouco estudado…

  • Code-switching: alternando o código linguístico no cotidiano

    Gean Damulakis (Publicado em 23/12/2018) Alguns nova-iorquinos se gabam de viverem na cidade de maior concentração de línguas do mundo. Os dados variam, de acordo com critérios e fontes, mas devem ser faladas cerca…

  • Cooficialização de línguas no Brasil: características, desdobramentos e desafios

    Por Gean Damulakis (Publicado em 21 de dezembro de 2017) Em 11 de dezembro de 2017 completaram-se 15 anos desde a experiência pioneira de São Gabriel da Cachoeira (AM) de cooficializar línguas em nível…